E portanto é feriado, mas dessa vez só para as mulheres !!!!
É um festival de um dia para as mulheres casadas na Índia. Para a longevidade e segurança de seus maridos elas se esforçam e matem um jejum do nascer do Sol ao nascer da Lua - jejum total, sem comida e sem água! Isso também serve para as noivas e as que já tem um casamento arranjado.
Diz a lenda que havia uma mulher chamada Karva, que dedicava-se profundamente ao marido. Seu intenso amor e dedicação para com ele, deu-lhe poder espiritual.
Um dia quando tomava banho em um rio, o marido foi pego por um crocodilo. Karva prendeu o crocodilo com um fio de algodão e pediu Yama (o deus da morte) para liberar seu marido e enviar o crocodilo para o inferno. Yama recusou. . Karva ameaçou amaldiçoar Yama e destruí-lo. Yama, com medo de ser amaldiçoado por "Pati Vrat" ( deus dedicado a esposa) , mandou o crocodilo para o inferno e abençoou o marido de Karva com vida longa. Karva e seu marido tiveram muitos anos de felicidade conjugal. O dia Karva Chauth é comemorado com muita fé, principalmente no noroeste do subcontinente indiano.
As mulheres começam a preparar Karva Chauth alguns dias de antecedência, através da compra de cosméticos (Shringar), adornos tradicionais ou jóias e itens puja, tais como as lâmpadas karwa, matthi, henna e thali puja decorados . O jejum começa com o amanhecer, e algumas, além disso não bebem água também. Em rituais tradicionais do jejum, a mulher de jejum não faz tarefas domésticas. E em algumas regiões, é habitual a troca de presentes e potes de barro pintados cheios de pulseiras, fitas, doces caseiros, cosméticos e lenços. Os maridos geralmente enviam presentes com cartões onde fazem agradecimento e declaram seu amor. E os pais muitas vezes enviam presentes para suas filhas casadas e para suas noras....
À noite, uma cerimônia só para mulheres da comunidade é realizada. As mulheres se vestem em roupas finas e usam jóias e se enfeitam com hena . Os vestidos ( saris ou shalwars ) são freqüentemente ouro, vermelho ou cor de laranja, que são considerados cores auspiciosas.