sexta-feira, 3 de setembro de 2010

"As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável"

  MADRE  TEREZA  DE  CALCUTÁ

Vcs sabiam que a Madre Tereza de Calcutá, não nasceu em Calcutá ?!?!?   Eu não sabia . ...



Agnes Gonxha Bojaxhiu, a futura madre Tereza, nasceu no dia 26 de agosto de 1910 em Skopje, Macedonia, em uma familia de origem albaneza . Desde adolescente se empenhava em ajudar os mais pobres.


Em setembro de 1928, entrou no convento de Loreto em Dublim, Irlanda, onde recebeu o nome de Tereza, como Santa Tereza de Lisieux, de quem era devota.

               Foi enviada pela congregação para a India. Tornou-se Madre em 24 de maio de 1937 em Calcutá.



Impressionada com os problemas sociais da Índia, que se refletiam nas condições de vida das crianças, mulheres e velhos que viviam na rua e em absoluta miséria, teve uma inspiração que chamou de "chamado dentro do chamado", e criou a congregação das Missionárias da Caridade.
Estendeu-a por toda a India.



Em 1965 o Papa Paulo VI concedeu à Congregação o “Decretum Laudis”, permissão para abrir em outros países.
No mesmo ano fundou em Cocorote, na Venezuela a primeira casa da Missionarias da Caridade fora da India . Expandiu em toda a Europa, na Africa e depois na Australia, no Vizinho Oriente e nas Americas .




Em 1979 Madre Tereza recebeu o Premio Nobel pela Paz, quando já existiam 158 casas da missão.
No mesmo ano as Missionárias da Caridade chegaram aos países comunistas , abrindo uma fundação em Zagabria, na Croácia. E em 1980 em Berlim.
Continuaram a estender a sua missão nos anos 80 e 90 abrindo casas em quase todos os países comunistas, incluindo 15 fundações na ex União Soviética.
Só na China, apesar de grandes esforços, Madre tereza não conseguiu abrir nenhuma casa de sua Fundação.

Em 1985 abriu em Nova York o “Dom de Amor”, a primeira casa para os doentes de AIDS.



No final dos anos 80 e durante os anos 90, mesmo com problemas de saúde, Madre tereza continuou a viajar pelo mundo para abrir novas casas de missão e para servir os pobres e aqueles que tinham sido atingidos por diversas calamidades.

Foram fundadas novas comunidades na Africa do Sul, Albania, Cuba e Iraque, que estava dilacerado por causa da guerra.

Às 9:30 da noite do dia 05 de setembro de 1997, depois de longa viagem pela Europa e Eua, ela morreu na Casa Geral, em Calcutá. O seu corpo foi transferido para a Igreja de São Tomas, adjacente ao Convento de Loreto, exatamente onde tinha chegado 69 anos antes.
Centenas de milhões de pessoas de todas as classes sociais religiões, da India e do exterior lhe renderam homenagem. No dia 13 de setembro recebeu o funeral de Estado e o seu corpo foi conduzido em um longo cortejo através das estradas de Calcutá. Chefes de nações, primeiros Ministros, Rainhas e enviados especiais chegaram para representar os países de todo o mundo.

Cerca de 4000 irmãs, faziam parte de suas quase 600 fundações, em 123 paises, no ano de seu falecimento. Que continua em constante crescimento até os dias de hoje, através da irmà Nirmala, eleita como sua sucessora.

Madre Tereza foi beatificada em 2003 pelo Papa João Paulo II, depois constatação do milagre, a cura de um tumor de uma indiana chamada Monica Besra.



Gostaria de escolher algum poema, frase ou oração de Madre Tereza, para finalizar essa minha pequena homenagem a ela. Mas não estou conseguindo....
Tudo que ela viveu, escreveu e falou é de tanta bondade, humildade e sabedoria, que torna a escolha quase impossivel.
Aos poucos, com o passar dos dias, e conforme minha sensibilidade for permitindo, vou deixando aqui, em forma de comentário.
E deixo aberto a todos que aqui lerem e quiserem participar postando tambem o que tiverem vontade sobre Madre Tereza...

4 comentários:

  1. "Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz que realmente importa."
    Madre tereza de Calcutá

    ResponderExcluir
  2. “Dê ao mundo o melhor de você. Mas isso pode não ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo. Veja você que, no final das contas, é tudo entre VOCÊ e DEUS. Nunca foi entre você e os outros.”
    Madre Tereza de Calcutá

    ResponderExcluir
  3. "O ser ser humano precisa mais de apreciação do que de pão."
    Madre Tereza de Calcutá

    ResponderExcluir
  4. Admiro muito Madre Tereza de Calcutá, afinal doar dinheiro é fácil, difícil é doar tempo e amor ao próximo.

    ResponderExcluir