quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Bhagavad-Gita


 Bhagavad-Gita  ("Canção de Deus"),  um texto religioso hindu.  do seculo IV a.C,  é  a parte mais  recente do Mahabhárata ( que em Sânscrito significa " a grande história da humanidade ").
 O texto  relata o diálogo de Krishna ( uma das encarnações de Vixnu) com Arjuna (seu discípulo guerreiro) em pleno campo de batalha.  Arjuna representa o papel de uma alma confusa sobre seu dever, e recebe iluminação diretamente do Senhor Krishna, que o instrui na ciência da auto-realização. No desenrolar da conversa são colocados pontos importantes da filosofia indiana ( do bramanismo e do Sankhya).




 É uma das principais escrituras sagradas da cultura da Índia, e  a principal obra da religião Vaishnava, popularmente conhecida como  Hare Krishna e difundida a partir de 1965 no ocidente por Bhaktivedanta Swami Prabhupada.
O  livro apresenta a ciência da auto-realização e da consciência em  Krishna através do serviço devocional e da bhakti-yoga.
O Bhagavad -Gita é a essência do conhecimento védico da Índia e um dos maiores clássicos de filosofia e espiritualidade do mundo.
 A filosofia perene do Bhagavad-Gita tem intrigado a mente de quase todos os grandes pensadores mundiais,  sempre influenciou e ainda influencia  de maneira decisiva inúmeros movimentos espiritualistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário