terça-feira, 24 de agosto de 2010

Hoje é feriado na India . Dia do Raksha Bandhan !!!

 Nos ultimos dias eu estava vendo   muito,  em  todos os lugares, umas fitinhas como umas pulseirinhas, para vender , e fiquei curiosa.  Tentei  me informar sobre o assunto, com os proprios indianos quando fui a Sadar Bazar,  e  em outras feiras livres,  achando que ja poderia entender a  lingua ,  nao entendi nada ! rsrs.     Hoje quando falei c/ o Gabriel,  ele me explicou que é uma festival ( comemoração)  hindu, em que as irmãs amarram fios e fitas geralmente de seda  e algodão  bem enfeitados, chamados rakhis, nos pulsos dos irmãos .






 Uma tradição com mais de 6.000 anos e que se celebra todos os anos. O festival traduz  o afeto entre irmãos e irmãs. Os irmãos prometem proteger as irmãs seja do que for, enquanto as irmãs rezam para proteger os irmãos. Esta tradição tembém acontece entre primos, especialmente para os q/  não tem irmãos ou irmãs. O nome Raksha Bandhan, em sânscrito, significa literalmente "elo de proteção". E para isso  cada familia faz a sua festa, com muita  música , dança e os  tradicionais doces( maravilhosos) , q/ os irmãos oferecem as irmãs como retribuição.




O Gabriel  ja tinha experimentado os tradicionais doces indiano, e  trouxe varios deles p/ eu  experimentar tb.  E   mesmo sem saber quais fazem parte de qual  festival, se tinha dia certo p/ come-los  ou não,  fiz deles  o meu café da manhã diário. Uma delicia !!!  Não são muito doces, e são leves, perfeitos tb para um chá , ops,  para um "Tchai" da tarde .



Happy Raksha Bandhan , para todos !!!

6 comentários:

  1. Booooa explicacao!
    Ate eu to entendendo melhor agora!

    ResponderExcluir
  2. Tia,

    De irma pra irma tbm pode?

    Beijos,
    Mari

    ResponderExcluir
  3. Sinto muito Mariana. Mas de irmã p/ irmã não pode.... Mas podemos fazer nosso Raksha Bandhan aqui, assim: Vc, a Ana Karina e a Olívia, amarram as pulseiras no braço do Gabriel, ele protege vcs para sempre. E traz muito doces p/ vcs, de todas as variedades. E fazemos uma bela festa !!!! O q/ vc acha??? Beijãããooo....

    ResponderExcluir
  4. Achei a ideia otima!!!! Ele ja protegeu tanto quando moravamos "juntos"!!!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  5. Estou com "água na boca" só de ver os docinhos!!!

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga, Rúbia! Da próxima vez que eu for, trago uma caixinha p/ vc. Ou melhor, vamos comigo e vc poderá experimentar todos......

    ResponderExcluir